publicidade
publicidade

BOLETIM

Receba nosso boletim regularmente por e-mail.
Cadastre-se clicando aqui

TEMPO

Hortolândia, 23 de outubro de 2014

GUIA DO COMÉRCIO

Faculdade federal abre inscrições para aulas no período matutino

17/05/2013

Interessados têm até três de junho para se inscrever no site do SISU

Interessados em cursar faculdade pública, gratuita e de excelência, em Hortolândia, têm até as 15h do dia três de junho para se inscrever. A novidade divulgada pelo IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo) é que, a partir do próximo semestre letivo, há 40 vagas abertas para o período matutino, no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

No início deste ano, começou a funcionar, no período noturno, a primeira turma do curso superior. A oferta de cursos superiores federais no município é aguardada desde o início das atividades do instituto na cidade, em 2011. Feita em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, a implantação do campus local representa uma conquista para a cidade e é fruto do trabalho da Administração municipal junto ao governo federal.

Como fazer a inscrição
O ingresso para o curso superior é feito inteiramente pelo critério do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para a nova turma a ser formada no campus Hortolândia, podem se inscrever todos os que fizeram a prova e obtiveram nota maior do que zero na redação. É necessário ter concluído o Ensino Médio. Basta entrar no site do SISU (Sistema de Seleção Unificada) do MEC (Ministério da Educação), http://sisu.mec.gov.br/cursos. As inscrições foram abertas no dia oito deste mês.

O curso tem duração de três anos. De acordo com o site do IFSP, o tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é o profissional que analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implementa e mantém sistemas computacionais de informação. “Este profissional trabalha, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas computacionais”.

Cursos técnicos também estão com inscrição aberta
Além do curso superior, dois cursos técnicos também estão com inscrições abertas, com 40 vagas em cada um deles: o de Informática, no período noturno, e o de Eletroeletrônica, no vespertino, outra novidade para o segundo semestre de 2013. Ambos os cursos têm duração de dois anos e têm como pré-requisito a conclusão do 1º ano do Ensino Médio.

O ingresso é por meio de vestibular. Os que pretendem solicitar isenção da taxa de inscrição devem se apressar. Ela se encerra às 15h desta quarta-feira (22/05). Para maiores informações, é preciso consultar o site do IFSP, www.ifsp.edu.br.

Os aprovados no processo seletivo para Eletroeletrônica vão encontrar no instituto um laboratório novo, totalmente equipado. O campus Hortolândia do IFSP está localizado na Avenida Thereza Ana Cecon Breda, s/n, na Vila São Pedro. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3865-8065.

Parceria entre Prefeitura e MEC
Para ser implantado em Hortolândia, o Instituto Federal contou com a participação efetiva da Prefeitura, em parceria com o MEC. Antes da construção do novo prédio, o campus do IFSP funcionou provisoriamente no Centro de Formação Paulo Freire, no Remanso Campineiro. A Prefeitura cedeu o prédio para que o IFSP pudesse dar início às aulas do curso técnico em informática.

O novo prédio, projetado para atender 1.200 alunos, foi inaugurado no ano passado. Além de ceder a área de 108 mil metros quadrados, avaliada em cerca de R$ 1,7 milhão, a Prefeitura doou a terraplenagem e o projeto arquitetônico da unidade.

Antes do lançamento do curso superior, o campus Horto|ândia oferecia vagas somente para o Ensino Médio. Os cursos técnicos integrados anuais para “Técnico em Fabricação Mecânica” e “Informática”, acontecem em parceria com a Escola Estadual Profª. Liomar Freitas Câmara, no período vespertino.
Há também turmas semestrais, concomitantes, do curso “Técnico em Informática”, nos períodos da tarde e da noite.

Conquista e privilégio
Segundo a Profª Drª Jacqueline De Blasi, gerente educacional do instituto, a implantação do campus Hortolândia é “muito importante para a cidade não só no aspecto empresarial e técnico, mas no educacional”. A gerente destaca a qualificação do corpo docente, formado atualmente por 16 mestres e doutores na área. A previsão é que, até 2014, este número seja ampliado para 60.

“Ter um instituto com esta qualidade, com professores experientes e qualificados, é uma grande conquista e um privilégio para uma cidade que se emancipou há tão pouco tempo”, destaca a secretária municipal de Educação, Cleudice Baldo Meira. “Através dos cursos técnicos e, agora, do superior, o instituto federal vem oferecer oportunidade. Nossa cidade é industrial e o instituto traz para os nossos jovens a oportunidade de se profissionalizar e ocupar o mercado de trabalho da nossa cidade”, afirma.

O Portal

A Cidade

Nossos Contatos

Na Rede

  • contato@hortolandia.com
  • imprensa@hortolandia.com
  • Fone: (19) 3819-4452
  • Copyright ® 2014
  • www.hortolandia.com
  • Todos os Direitos Reservados
  • Desenvolvido por